terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Conheça a nova modalidade de dança no Ânima: Zambra - Flamenco Árabe!


A Zambra é um estilo de flamenco executada pelo povo rom (ciganos) de Granada que acredita ter evoluído a partir de anteriores danças árabe por ter algumas semelhanças com a dança do ventre. Trazendo assim uma concepção de fusão dos movimentos de dança do ventre, dança cigana e dança flamenca.
A dança Zambra ficou conhecida por fazer parte das cerimônias de casamento dos Gitanos, mas mais tarde foi reconhecida como uma dança que tem extrema alegria, e podia alegrar bastante festas como também turistas.
Foi banida de uma vez na história, e ficou conhecida como a "Forbidden Dance" visto que era muito perigoso ser árabe ou judeu, pós 1492, não é de surpreender ainda muitos mitos acerca dos Gitanos (mouros e ciganos de pele escura).
Existem vários tipos de Zambra, também chamada de Danza Mora (dança árabe),

A palavra "Zambra" pode significar "partido" ou "música" (do árabe), derivado de “Samra” designava as festas mouriscas na península hispânica caracterizadas por muita alegria. Samra também significa morena.



Nesta forma de dança, um grupo de dançarinos (muitas vezes mulheres) cantores, músicos sentam e tocam juntos o bailado com muita alegria. As bailarinas saem a bailar uma de cada vez e são incentivadas pelas outras bailarinas e pelo público.

A Zambra ficou muito popular durante os anos 1940-1950 com o resgate por bailarinos de flamenco e artistas como Carmen Amaya e Chunga La (Marrocos), apresentando músicas bem compostas e eloqüentes, danças impetuosas coreografadas especialmente para destacar a cultura do zambra.





A fusão da dança do ventre e o flamenco que conhecemos hoje é chamado Mora Zambra, após a música flamenca desenvolvido pela Sabicas (1912-1990).

É dançada com os pés descalços, com címbalos de dedo, amplas saias com babados nas bordas, a blusa é amarrado sob o busto e lenços de quadril com ou sem moedas. Podem-se usar acessórios da dança oriental, paseos, palmeados, cantes, o som das castanholas, o uso de leques, mantóns (xales), batas de cola das danças espanholas...


A Dança Zambra tem a mesma postura orgulhosa de flamenco, floreos (isolado rotações pulsos), as etapas do curso pesado e algumas voltas característica. Da dança árabe traz as ondulações, shimmies e redondos de peito e de quadril.







0 # Comente: Dançando ...:

Postar um comentário

Licensa de textos

Creative Commons License Os textos aqui postados de autoria licenciados pela Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Com base no trabalho das autoras para http://www.espacoanima.com/. Permissões além do escopo desta licença pode estar disponível em nucleodedancas.espacoanima.com, nucleodamulher.blogspot.com/, nucleodamulher.espacoanima.com , nucleodedancas.blogspot.com

Followers