A Zambra é um estilo de flamenco executada pelo povo rom (ciganos) de Granada que acredita ter evoluído a partir de anteriores danças árabe por ter algumas semelhanças com a dança do ventre. Trazendo assim uma concepção de fusão dos movimentos de dança do ventre, dança cigana e dança flamenca.
A dança Zambra ficou conhecida por fazer parte das cerimônias de casamento dos Gitanos, mas mais tarde foi reconhecida como uma dança que tem extrema alegria, e podia alegrar bastante festas como também turistas.
Foi banida de uma vez na história, e ficou conhecida como a "Forbidden Dance" visto que era muito perigoso ser árabe ou judeu, pós 1492, não é de surpreender ainda muitos mitos acerca dos Gitanos (mouros e ciganos de pele escura).
Existem vários tipos de Zambra, também chamada de Danza Mora (dança árabe),
A palavra "Zambra" pode significar "partido" ou "música" (do árabe), derivado de “Samra” designava as festas mouriscas na península hispânica caracterizadas por muita alegria. Samra também significa morena.
A Zambra ficou muito popular durante os anos 1940-1950 com o resgate por bailarinos de flamenco e artistas como Carmen Amaya e Chunga La (Marrocos), apresentando músicas bem compostas e eloqüentes, danças impetuosas coreografadas especialmente para destacar a cultura do zambra.
A fusão da dança do ventre e o flamenco que conhecemos hoje é chamado Mora Zambra, após a música flamenca desenvolvido pela Sabicas (1912-1990).
É dançada com os pés descalços, com címbalos de dedo, amplas saias com babados nas bordas, a blusa é amarrado sob o busto e lenços de quadril com ou sem moedas. Podem-se usar acessórios da dança oriental, paseos, palmeados, cantes, o som das castanholas, o uso de leques, mantóns (xales), batas de cola das danças espanholas...
A Dança Zambra tem a mesma postura orgulhosa de flamenco, floreos (isolado rotações pulsos), as etapas do curso pesado e algumas voltas característica. Da dança árabe traz as ondulações, shimmies e redondos de peito e de quadril.
0 # Comente: Dançando ...:
Postar um comentário