Cantos importantes eram memorizados e passados de geração para geração. Os cânticos havaianos se tornaram uma intrincada e profunda forma de arte.
Desde que a palavra falada é transpotada pela respiração, a respiração é sinônimo de vida, as palavras (segunda crenças antigas) são carregadas com o MANÁ (poder pessoal) individual de cada um. Samuel Kamakau escreveu, “cada palavra deve ser estudada pelo seu significado e pelo seu efeito.”
Havia cantos para cada ocasião, mas um dos mais importantes era o canto de genealogia. A linhagem pessoal concedia a sua importância e frequentemente a sua profissão na sociedade. Relembrar e homenagemar os ancestrais era um fato absoluto. De cada um se esperava que relembrasse dez gerações anteriores. O rei poderia poderia relembrar até mais do que estas.
O canto conta a história, e a hula conta a história em movimento. A Hula é frequentemente chamada de Dança Sagrada, embora não seja uma forma de adoração, não é um ritual religioso. As crianças eram selecionadas muito cedo para as escola de hula (Halau). No Halau eram afastadas das influências externas. O treinamento começava com a disciplina necessária para aprender Hula. Quando os missionários chegaram em 1820, eles não acharam nada de entretenimento ou sagrado sobre a hula, mas preferiram chamar a Hula de prática profana. Esta desaprovação Calvinista levou a Hula ao submundo, e os professores e escolas se tornaram clandestinos.
Durante o reinado de David Lakalakua em 1880, um breve renascimento cultural ocorreu e as escolas de Hula se tornaram públicas novamente. Eles se apresentaram em sua coroação em 1883 e novamente em seu aniversário em 1886.
Kalakaua amou e encorajou a sua cultura, infelizmente, ele morreu em 1891. O monarca morreu e com ele a cultura voltou a sofrer desaprovação novamente.
A Hula não recuperou a sua popularidade até 1960 e 1970. Neste período tornou-se um forma de entretenimento da cultura havaiana. E com o retorno da Hula, é claro, o canto havaiano reviveu.
HISTÓRIA DA HULA
A hula é definida como uma dança e uma expressão de alegria. Hula é a dança folclórica nativa do Havaí ou um sistema estilizado de movimentos que interpretam o texto ou canto (Mele)
Quando os exploradores inglês James Cook e George Vancouver chegaram ao Havaí entre 1778 e 1792, eles ficaram abismados com cenas de centenas de dançarinos. Eles sincronizavam apresentações de cânticos harmoniosos enquanto apresntavam intrincados movimentos de dança. Mais tarde, com a ordem autoritária dos missionários americanos que chegaram em 1820, a rainha regente havaiana Ku’ahumanu baniu a hula em 1830. Então particantes da Hula foram subjugados até que a Hula foi agraciada por Kamehameha III (1825-1854), Kamehameha IV (1855-1863) e rei David Kalakaua (1874-1891) – conhecido como o Monarca Feliz – o qual encorajou ativamente o retorno da prática da Hula. Entretanto, durante os 44 anos da rainha Ku’ahumanu até o rei Kalakua uma grande parte das tradições oral da hula se perderam, muitos cantos e a maior parte da tradição HÁ’A.
Estudiosos acreditam que no antiho Havaí o movimento estilizado era apresentado por homens no HAIAU (altar), ou templo ao ar livre, e acompanhdo pelo PAHU (grande tambor). HÁ’A sugere joelhos dobrados, movimento de súplica aos deuses. Era um sacramento aos deuses, a sagrada contrapartida da mais secular das hulas.
Em contraste, a hula proveu uma escola de artes da música, poesia, dança e mímica, bem como um lugar de valorização da beleza, higiene, saúde e fertilidade.
A) Lendas contam que a Hula se originou no tempo dos Deuses
. 1 - A cultura Havaiana está fundamentalmente baseada em antigos Deuses e Deusas, e muitas das histórias contadas através da Hula se referem a este tempo.
. 2 - A Hula se originou na ilha de Moloka’i,uma das menores ilhas Havaianas.
B) A Hula sempre esteve presente no contexto cultural e era praticada diariamente até o século XIX.
1 - Em 1820 missionários vindos da Europa chegaram às ilhas Havaianas e com o apoio de muitos chefes e da realeza convertidos à nova religião, proibiram a Hula, pois diziam que era pagã.
2 - A rainha Ka’ahumanu proibiu a Hula em 1830.
3 - Os missionários viam a Hula como vulgar e profana. Eles acreditavam que era praticada para atrair os homens sexualmente. Os missionários não conheciam o verdadeiro significado da Hula.
4 - Muitos Kumu Hulas (professores), mesmo com a proibição, ainda continuaram a ensinar particularmente em suas casas.
5 - Em 1870, o rei David Kalakaua, reviveu a Hula, pois como disse em uma frase: “A Hula é a batida do coração,e portanto a batida do coração do povo Havaiano.”
C) A Hula mudou muito desde a sua forma tradicional.
1 - Existem duas versões consideradas de Hula: Kahiko (antiga) e A’uana (moderna) .
2 - Kahiko é considerada a Hula tradicional, onde canto,tambores e elementos naturais são usados como música pelos dançarinos.
3 - Mele (poesia) é a forma de canto utilizado na Hula Kahiko. O Mele apresenta o significado do evento que aconteceu no passado ou no presente, como um vulcão, a morte, o nascimento ou os feitos de uma pessoa importante.
4 - A Hula A’uana é conhecida como uma versão moderna. Atualmente a grande maioria dos dançarinos usam esta forma.
5 - O estilo Hollywoodiano de Hula, é conhecido como moderno, pois usa letra e música de fundo, mas com coreografias e conteúdo que deixam a desejar pela sua autenticidade.
D) As escolas e professores de Hula aumentaram desde o século XIX, não somente nos Estados Unidos, mas também internacionalmente.
1 - Hulau ou escolas de Hula, são encontradas em grande quantidade na Califórnia, México e Japão.
2 - O Kumu Hula é o professor ou mentor, o qual adquiriu ensinamentos e experiência de seus professores.
3 - Existem muitas competições de Hula que acontecem no anualmente no Havaí.
4 - Após David Kalakaua ter revivido a Hula deram-lhe o nome de “Merrie Monarch”. Uma das maiores competições de hula que iniciou em 1964 é o Merrie Monarch Festival, onde apenas os melhores Halaus (Escolas) se apresentam. Outro conhecido festival é o Kamehameha Hula Competition, o qual permite dançarinos do Havaí e do continente.
5 - A Hula atualmente não está limitada aos Havaianos, mas ao mundo todo.
6 - A Hula é um grande exéricio, provoca uma paz espiritual e um controle sobre o corpo.
7 - Para dançar Hula é necessário força de vontade e muita auto-confiança, porque desafia não somente a parte física, mas o lado emocional e psicológico.
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